quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A tragédia do Haiti


Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010
Caros amigos,
Umas breves palavras para vos dizer que a AMI parte amanhã para o Haiti, com uma equipa de dois elementos, que avaliará in loco as necessidades reais e as possibilidades que teremos de ajudar aquele povo.
 Custa-me, mais uma vez, constatar que a injustiça continua a ser grande e que catástrofes com dimensões idênticas por vezes têm consequência menores (basta que aconteçam em países ditos "avançados"), outras dizimam populações inteiras. Mas apraz-me perceber que cada vez mais os cidadãos do Mundo se unem, estão alerta, têm iniciativa e agem.
 Apercebo-me que, globalmente, a indiferença vai sendo combatida. Porque pobres ou menos pobres, todos sonhamos, porque todos somos seres humanos.
 A AMI lá estará, a partir de amanhã. A fazer o que puder, com o que tiver para dar.


Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010
Obrigado a todos pelas mensagens que aqui têm deixado.
 Não é a equipa da AMI que precisa de força. É a população do Haiti, pois o terramoto passou, mas o caos e o pesadelo estão longe de ter o fim à vista.
 Quem quiser acompanhar mais de perto a missão poderá encontrar mais informações no siteblog da AMI.
 Muito obrigado.

publicado por Fernando Nobre às 12:19

                                  http://fernandonobre.blogs.sapo.pt/17154.html
                                                                    www.ami.org.pt


 Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nasceu em Luanda em 1951. Em 1964 mudou-se para o Congo e, três anos mais tarde, para Bruxelas, onde estudou e residiu até 1985, altura em que veio para Portugal, país das suas origens paternas. É Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, onde foi Assistente (Anatomia e Embriologia) e Especialista em Cirurgia Geral e Urologia.
 É Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa  e Académico Correspondente da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. É membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. É Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Professor Convidado dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e conferencista no Instituto de Estudos Superiores Militares.
 Foi administrador dos Médicos Sem Fronteiras - Bélgica e fundou, em Portugal, a AMI – Assistência Médica Internacional, à qual ainda preside. Participou como cirurgião em mais de duzentas missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária em mais de setenta países de todos os continentes.
 Em termos associativos:
- é presidente da Assembleia Geral do Instituto da Democracia Portuguesa e da Associação Tratado de Simulambuco, da qual também é co-fundador;
- é co-fundador do Fórum para a Paz;
- é patrono da Fundação Burgher Portugal - Sri Lanka; do agrupamento nº900 dos Escuteiros de Monte Abraão, dos Escuteiros de Aveiro, da APARECE (Instituição de Apoio a Adolescentes em Risco) e da Fundação As Crianças são o nosso Futuro (Ucrânia);
- é vogal do Conselho Fiscal do CAVITOP - Centro de Apoio a Vítimas de Tortura; 
- é membro da Associação para a Promoção e Dignificação do Homem, da Real Sociedade de Cirurgia (Bélgica), da Associação Europeia de Urologia, da Associação Portuguesa de Urologia, da Sociedade Portuguesa de Autores, da Sociedade de Geografia de Lisboa e sócio do Grémio Literário;
- é sócio honorário da Associação Académica da Universidade de Aveiro;
- é co-fundador e sócio do Hospital Particular do Algarve;
- é sócio honorário do Lions Clube de Portimão.

Participações cívico-políticas, enquanto cidadão independente e a título individual:
- Participação na Convenção do PSD, em 2002;
- Membro da Comissão de Honra e da Comissão Política da candidatura de Mário Soares à Presidência da República, em 2006;
- Mandatário nacional para a campanha do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, nas eleições de Junho de 2009;
- Membro da Comissão de Honra da candidatura de António d'Orey Capucho à presidência da Autarquia de Cascais, em 2009.  

Ordens Honoríficas:
- Grande Oficial da Ordem do Mérito
- Cavaleiro da Legião de Honra de França
- Cavaleiro da Real Ordem da Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
- Grã-Cruz da Ordem Diocesana de S. Tomé

Confrarias e Irmandades:
- Membro da Irmandade Militar da Nossa Senhora da Conceição (Lamego)
- Grande Colar da Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e São Vicente - Confraria dos Degustadores de Vinho do Dão (Viseu)
- Confrade de Honra da Confraria da Cabra Velha (Miranda do Corvo)

Recebeu vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro, incluindo o primeiro prémio da Associação Europeia de Urologia; a medalha de ouro dos Direitos Humanos, da Assembleia da República Portuguesa; a placa da Presidência da República do Líbano (entregue pelo General Émile Lahoud); e a insígnia de Grand Marshal do Estado de New Jersey (EUA), nas comemorações do Dia de Portugal. É Cidadão de Honra da Câmara Municipal de Cascais, Cidadão de Mérito da Câmara Municipal de Portimão, detentor da Medalha de Honra e Cidadão Honorário da cidade de Vila Nova de Gaia, Embaixador da Boa-Vontade da Ilha de Gorée (Contra a Escravatura), no Senegal e Embaixador do Condomínio da Terra.
 Tem quatro filhos.

Livros publicados:


- "Viagens Contra a Indiferença"
Temas & Debates 

- "Gritos Contra a Indiferença"
Temas & Debates 

- "Imagens Contra a Indiferença"
Círculo de Leitores / Temas & Debates 

- "Histórias que contei aos meus filhos"
Oficina do Livro


Em Timor. À direita o seu irmão, Dr. José Luís Nobre.

Em 2008 a AMI esteve na nossa Escola para falar da sua acção humanitária, depois dos alunos terem visualizado "Hotel Ruanda", o filme  que retrata o drama do genocídio de 1994 entre as etnias hutu e tutsi.
Ouvimos a conferência proferida pelo Dr. José Luís Nobre, que neste momento já está empenhado, como responsável pela logística da AMI, na missão do Haiti.
Se puderem, peçam na Biblioteca o DVD em que registei as suas palavras. São a melhor lição de Educação para a Cidadania que alguém pode receber na Vida.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário