quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A tragédia do Haiti e as Equipas Cinotécnicas


Quando vi o horror das imagens da tragédia do Haiti e o socorro que vários países do Mundo já começaram a enviar para milhares de infelizes, vítimas de uma catástrofe natural que pode também acontecer em Portugal ou em qualquer parte do Mundo, lembrei-me com muita ternura da Equipa Cinotécnica da GNR que visitou a nossa escola em 2008. A Secundária de Sacavém parou, literalmente!



O capitão Costa Pinto fez uma excepcional exibição dos binómios homem/animal que actuam na detecção de droga, explosivos e na busca e salvamento.





São esses cães, dóceis e brincalhões, que resgatam muitas vidas soterradas nos escombros das casas que tombam em ruínas.Lembro-me que foi um dos acontecimentos mais cativantes a que algum dia assisti numa escola! No fim, a confraternização entre alunos, professores, militares e animais era imparável! Mas os cães foram, sem dúvida, as estrelas da Festa!






Agora, quando vejo chegar através da Televisão as equipas cinotécnicas a Port au Prince, sinto um profundo respeito pelo trabalho dos Melhores Amigos do Homem, que chegam a ficar com as patas feridas na busca incessante de vidas que gritam por ajuda para não morrer.


Um comentário:

  1. Olá!
    Não podia deixar de agradecer as palavras que nos são aqui dedicadas e aproveito para vos deixar os nossos cumprimentos. Foi de facto um dia muito agradável e um prazer estar na vossa companhia. Os nossos cães continuam a trabalhar e a salvar vidas, em Portugal ou no estrangeiro, ao serviço de todos nós!
    Bem hajam!

    Capitão Costa Pinto, Comandante do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR

    ResponderExcluir