domingo, 27 de setembro de 2009

Biblioteca Digital Mundial


O acervo de diversas bibliotecas e arquivos mundiais está reunido num só site desde Abril. A plataforma, de nome World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial), foi apresentada na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em Paris. No link, cujo endereço já está na lista do blog, poderão ser consultados gratuitamente livros e manuscritos, mas também mapas, gravuras, fotografias e pinturas, bem como partituras ou filmes.O Português é uma das sete línguas em que o site está disponível, juntamente com o inglês, o francês, o espanhol, o chinês e o russo. Lamentavelmente, as nossas bibliotecas e arquivos decidiram ficar fora desta iniciativa: assim, todos os materiais em língua portuguesa disponíveis foram doados por instituições do Brasil.

Apesar do projecto ter a chancela da UNESCO, a ideia partiu de James Billington, director da Biblioteca do Congresso dos EUA que, em 2005, o apresentou aos responsáveis por aquela organização da ONU. O objectivo é não só facilitar o acesso a um vasto leque de objectos e materiais, mas também promover valores como a diversidade linguística e cultural, unindo os vários povos e, simultaneamente, reduzir o "fosso digital" entre os países desenvolvidos e o Terceiro Mundo.

De acordo com um comunicado da UNESCO, o projecto visa ainda aumentar a qualidade e a variedade da oferta cultural na Internet, através da divulgação de materiais que poderão ser utilizados por "professores e académicos, mas também pelo grande público". Para atingir estes objectivos e desenvolver a nova plataforma, a Biblioteca do Congresso colaborou com 32 outras instituições internacionais, incluindo a Biblioteca de Alexandria.

Entre os artigos que poderão ser encontrados online encontra-se o Codex Giga, cedido pela Biblioteca Nacional da Suécia, considerado o maior manuscrito medieval. A Biblioteca Nacional do Brasil, por outro lado, cedeu algumas das mais antigas fotografias da América Latina, bem como mapas e obras cartográficas da época dos Descobrimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário